PROPOSTA VISA REDUZIR CUSTOS DO CIDADÃO COM MEDICAMENTOS


O vereador Edilson Ferreira apresentou na sessão legislativa ordinária do dia 15 de abril, uma proposta que sugere a implantação do sistema de co-pagamento de medicamentos do programa Aqui Tem Farmácia Popular nas farmácias da rede privada da cidade de Lauro de Freitas.
O sistema de co-pagamento, é uma extensão do programa Farmácia Popular do Governo Federal, desenvolvido em parceria com estados e municípios. O diferencial é que a possibilidade de expansão é muito maior por não depender de instalações próprias, o sistema funciona em parceria com a rede privada de drogarias e farmácias, fornecendo medicamento com até 90% de desconto.
O programa atende a todos, porém, prioritariamente a população de baixa renda que frequentemente interrompe os tratamentos. Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que os brasileiros gastam em média 19% da renda familiar com saúde, entre as pessoas de baixa renda, o que mais pesa no bolso são os medicamentos que podem chegar a 61% das despesas. O Sistema de co-pagamento optou, inicialmente, por trabalhar grupos de doenças como hipertensão, diabetes e anticoncepcionais. Neste sistema o Governo paga uma parte do valor dos medicamentos e o cidadão paga o restante.
Após sua aprovação a Indicação nº 74/2014 seguiu para análises do Poder Executivo Municipal.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas