Conheça os novos CEPs e nomes de ruas de Lauro de Freitas




A até o início do mês de outubro deste ano o município de Lauro de Freitas possuía apenas um CEP, o famoso 42700-000. Apesar de ser muito simples para o cidadão, o CEP único gera grandes desafios para os fornecedores realizarem suas entregas no endereço correto.
Muito embora seja fundamental para a organização de uma cidade, o CEP por logradouro tem gerado muitas dúvidas no dia a dia do cidadão laurofreitense. A partir de agora é fundamental saber o número correto do CEP para, por exemplo, fazer compras em lojas virtuais, realizar cadastros em empresas de telefonia, TV a cabo, internet e cartões de crédito.
Disponibilizaremos algumas ferramentas para que você possa encontrar o CEP de sua residência, mas mesmo assim, isso ainda será algo complicado para algumas pessoas, pois algumas ruas atravessam mais de um bairro e isso gera mais de um CEP em uma mesma rua, mas é possível descobrir seguindo os passos abaixo. Outro grande desafio é que algumas ruas tiveram que ter seus nomes redefinidos porque estavam infringindo a legislação que não permite que logradouros públicos sejam batizados com nomes de pessoas vivas, mas, logo abaixo, você poderá consultar se o nome de sua rua foi alterado.
Pode acontecer também de você descobrir que mora em uma rua oficializada como pertencente à cidade de Salvador, neste caso, o procedimento mais adequado é utilizar o CEP disponibilizado no site dos Correios. Uma nova Lei que determine novos limites entre os dois municípios está sendo discutida na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia com a participação de representantes de ambos as cidades.

ENCONTRANDO MEU CEP

Antes de qualquer coisa, esqueça o CEP 42700-000, pois ele não existe mais. Os Correios publicaram uma relação com os códigos de endereçamento postal (lista de CEP) de Lauro de Freitas e você pode consultar no link seguinte:


Caso não encontre o nome de sua avenida, praça, rua, travessa, etecetera, na listagem disponibilizada acima, provavelmente o nome de sua rua foi alterado, neste caso consulte:


OUTRAS OPÇÕES DE BUSCA

Caso não tenha encontrado nas primeiras alternativas, outras boas ferramentas são o serviço Busca CEP no site dos Correios, ele fornece várias formas de busca, a outra, é o site da SEDUR – Secretaria do Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo.

No link abaixo é possível fazer a consulta por logradouro. Após acessar, escolha seu estado no campo “UF”, digite a cidade no campo “LOCALIDADE”, procure pelo tipo de logradouro no campo “TIPO”, e digite o nome do logradouro no campo “LOGRADOURO”, ignore o último campo destinado ao número do lote, caso não tenha certeza ou retorne algum tipo de erro no resultado de sua busca. Não esqueça que o nome do logradouro digitado deve corresponder ao nome atual disponibilizado na LISTA DIVULGADA PELOS CORREIOS.


Conforme explicamos acima, algumas ruas possuem mais de um CEP porque atravessam mais de um bairro, neste caso, você precisará antes de qualquer coisa, saber em qual bairro está o imóvel. É importante saber que a Lei Municipal nº 1596/2015, além de criar a base oficial de logradouros, também definiu os limites entre os bairros da nossa cidade, sendo eles:

AREIA BRANCA, BARRO DURO, BURAQUINHO, CAIXA DÁGUA, CAJI, CAPELAO, CENTRO, IPITANGA, ITINGA, JAMBEIRO, PARQUE SAO PAULO, PITANGUEIRAS, PORTAO, QUINGOMA, RECREIO IPITANGA, VIDA NOVA, VILA PRAIANA E VILAS DO ATLANTICO. Saiba mais consultando o mapa no link abaixo.

O Google Maps, a Ferramenta preferida dos internautas para realizar este tipo de busca ainda não foi atualizada com as novas informações, mas é possível utilizar uma opção, não oficial, compartilhada por um amigo nosso, desenvolvida na mesma plataforma do Google. Nela, é possível localizar cada bairro e, caso seu imóvel esteja em um logradouro com mais de um CEP fica mais fácil identificar em qual bairro você está. No mapa, cada marcador remete à um bairro. Apesar de está acessível em smartphones, o serviço é melhor visualizado em dispositivos com telas maiores como tabletes e computadores. Aceso o link seguinte:


Vale a pena lembrar que os limites territoriais entre Salvador e Lauro de Freitas ainda estão em Pauta na Comissão Especial de Assuntos Territoriais da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, por ser uma matéria de competência legislativa do Estado.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas