Edilson defende criação da Patrulha Maria da Penha em Lauro de Freitas


Nesta quinta-feira (09), o vereador Edilson Ferreira defendeu em plenário a implantação do programa Patrulha Paria da Penha em Lauro de Freitas.
De acordo com o vereador, o serviço já é realidade em algumas cidades do Brasil como Vitória (ES) e Porto Alegre (RS) para acompanhar os casos de violência doméstica e o cumprimento das medidas protetivas. Cada patrulha conta com uma viatura com identificação própria, e é composta por uma equipe de dois homens e duas mulheres para que as vítimas se sintam mais acolhidas para relatar o ocorrido, as rondas são feitas tanto durante o dia, quanto a noite.
Além da patrulha periódica, as vítimas recebem um dispositivo chamado de botão do pânico para ser utilizado ao se sentir ameaçada pelo agressor. O aparelho deve ser pressionado por alguns segundos para ser acionado, medida que evita o toque acidental. Imediatamente após a ativação do aparelho a central de monitoramento recebe via GPS as coordenadas exatas do local onde o botão foi acionado, inicia-se a gravação do áudio ambiente que é armazenada em um banco de dados à disposição da justiça, ao mesmo tempo em que é enviada a Patrulha Maria da Penha para o efetivo atendimento à vítima.
A solicitação foi enviada ao Poder Executivo, por meio da indicação nº 238/2013 logo após sua aprovação no plenário da câmara.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas