Alencar está melhor e deve ter alta da UTI, diz médico

O ex-vice-presidente José Alencar está melhor e deve sair da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no domingo (9), segundo afirmou neste sábado (8) o médico Raul Cutait, que integra a equipe que cuida do ex-vice. Alencar, que está internado desde o dia 22 de dezembro no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, recebe diariamente quimioterapia (via oral) para tratar de um câncer no intestino.

Cutait disse que o ex-vice-presidente acordou bem disposto, melhor do que ontem (7). O sangramento que ele apresentava também já está controlado.

- Ele está cada vez melhor. Então, dá impressão de que amanhã ele pode sair da UTI.

Nesta manhã, Alencar recebeu a visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. O ministro disse que o ex-vice-presidente está bem-humorado e que conversaram bastante sobre a situação do país.

- Ele continua lutando, e com muita vontade de viver. Evidentemente que ele tem um quadro debilitado por tudo que passou nas últimas semanas, mas ele está brigando forte e animado com a notícia de poder ir para o quarto.
Mercadante afirmou ainda que Alencar, apesar do seu estado de saúde, continua muito ativo. Segundo o ministro, Alencar acompanha o noticiário diariamente e está muito otimista com o futuro do Brasil.

Segundo o hospital informou na manhã de hoje, ele não deveria fazer nova sessão de hemodiálise hoje. Alencar tem recebido tratamento contra o câncer diariamente, segundo o hospital, desde o início desta semana. O ex-vice se alimenta normalmente e já não precisa da ajuda de aparelhos para respirar.

Na sexta-feira (7), Alencar fez hemodiálise e também recebeu quimioterapia. De acordo com o boletim médico divulgado no início da tarde de ontem, Alencar voltou a apresentar “episódios intermitentes de sangramento de baixo volume”, mas a hemorragia havia sido controlada. Seu quadro é estável.

Alencar se recupera de um procedimento realizado na última quarta (5) para controlar sangramentos na região abdominal. Embora o último procedimento a que foi submetido não seja considerado uma cirurgia, a arteriografia (radiografia das artérias) durou cerca de cinco horas.

Na quinta-feira (6), ele voltou a respirar sem a ajuda de aparelhos. O tratamento foi retomado na terça-feira (4) após os médicos diagnosticarem um aumento do tumor no intestino.

O ex-vice-presidente luta há 13 anos contra um câncer e já passou por 17 cirurgias.

Alencar voltou a ser hospitalizado no dia 22 de dezembro para tratar uma hemorragia no abdome. Menos de uma semana depois, no dia 28, passou pela primeira arteriografia para localizar a origem da hemorragia – controlada, na ocasião.

Debilitado, o ex-vice-presidente não pôde viajar para Brasília para acompanhar a posse presidencial de Dilma Rousseff no último sábado (1º). Ela, porém, o homenageou em seus dois discursos, se referindo a ele como “um exemplo de vida”.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas