Aniversário de Lauro de Freitas: 51 anos de emancipação


Em seu aniversário de 51 anos no próximo dia 31, Lauro de Freitas terá uma programação variada de comemoração realizada por grupos sociais e culturais que estão se preparando para celebrar mais um ano de emancipação de nossa cidade  junto com os cidadãos. A Câmara Municipal realizará uma sessão especial no plenário às 16 horas.

ATUALIZADO EM 30/07/2013
A Prefeitura divulgou hoje as atrações oficiais para festa de emancipação da cidade.
Programação - Às 7h30 haverá uma missa na Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga. Logo em seguida, às 8h45, terá o hasteamento da bandeira em frente ao Estádio Gerino Souza Filho, situado no Centro. O desfile cívico sai do Estádio às 9h, com a participação de vários representantes civis, militares, folclóricos, entre outros. A conclusão do percurso será na Concha Acústica Roger Batera.

Quem foi Lauro de Freitas?
Lauro Farani Pedreira de Freitas, conhecido como Lauro de Freitas, (Alagoinhas, 15 de abril de 1901 - Bom Jesus da Lapa, 11 de setembro de 1950) foi um engenheiro e político brasileiro, morto em acidente aéreo e conhecido por dar nome à cidade baiana de Lauro de Freitas, Bahia.
Filho de Graciliano Pedreira de Freitas e de Marianina Farani de Freitas. Após os estudos iniciais na cidade natal, muda-se para Salvador, onde cursa o secundário no Colégio Antônio Vieira. Formou-se Engenheiro Civil na Escola Politécnica da Bahia.
Foi desenhista e inspetor de obras de arte; professor de Cosmografia e Geofísica do Ginásio da Bahia; superintendente da Compagnie de Chémins de Fer Fédéraux de L'Est Brésilien, em Salvador; presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Bahia e de Sergipe; diretor da Viação Férrea Leste Brasileiro. Foi eleito constituinte e deputado federal, pela Bahia, em 1945, na legenda do Partido Social Democrático (PSD), pela qual concorreu, em 1950, ao Governo da Bahia.
Morreu em campanha, poucos dias antes do pleito de outubro, em acidente aéreo, às margens do rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. Também morreu no acidente o pai do futuro governador da Bahia, Nilo Moraes Coelho, o deputado Gercino Coelho, de Guanambi, que concorria como seu vice, além do piloto caetiteense, Guilherme Brandão de Castro.
Era casado com Elvira Pena Pedreira de Freitas, com quem teve cinco filhos.

Origem da cidade
Originalmente, a cidade de Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a ser distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932, retornou a Salvador, até que, em 31 de julho de 1962, foi transformado em município, quando o vereador Paulo Moreira de Souza propôs substituir o nome Santo Amaro de Ipitanga por Lauro de Freitas. Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador.

A primeira eleição para Prefeito e Vereadores realizou-se em 07 de outubro de 1962 e a instalação do município e posse dos eleitos ocorreu em 07 de abril de 1963.


Prefeitos de Lauro de Freitas, 1963 - 2013.



NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas