Edilson Ferreira solicita a instalação de Ecopontos em locais estratégicos da cidade. Entenda



Muito do entulho derivado de construções e reformas, além de grandes objetos (móveis, eletrodomésticos, poda de árvores etc.) são descartados de forma errada em espaços públicos como calçadas, ruas, avenidas, praças e até córregos causando sérios riscos de acidentes, problemas ambientais e naturalmente perda de espaços de lazer e recreação. Os ecopontos são locais destinados ao munícipe para a entrega voluntária destes materiais e entulhos em pequenos volumes, garantindo um destino correto para cada tipo de material descartado.
Pensando nisso e preocupado com o meio ambiente, o vereador Edilson Ferreira em sessão ordinária desta terça-feira (30) solicitou do poder público municipal que providencie junto aos órgãos responsáveis, a criação de ecopontos em locais estratégicos da cidade de Lauro de Freitas.
De acordo com o vereador, a reutilização de resíduos de construção civil é bem abrangente, podendo ser aplicados em enchimento de fundações, aterro de vias de acesso, em contenções de prevenção de processos erosivos e até na pavimentação de estradas; madeira deriva de móveis velhos servem para fabricação de briquetes e aplicações com madeira prensada; eletrodomésticos descartados de forma incorreta são potenciais agentes contaminadores de solo e lençóis freáticos. 
"O óleo de cozinha é atualmente um grande agente contaminante de nossas águas, um litro de óleo despejado no meio ambiente, por exemplo, polui um milhão de litros de água. Este por sua vez, pode ser transformado em cosmético, sabão, ração animal e até mesmo em biocombustível. Estas são algumas das funções de um ecoponto, que podem funcionar em parceria com empresas ou cooperativas interessadas nos materiais", explicou.


NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas