Câmara aprova criação do uniforme escolar inteligente


Aluna usando Uniforme Inteligente
Aluna de escola pública de Vitória da Conquista - Google imagens
Nesta última terça feira (17), foi aprovada pela câmara municipal de Lauro de Freitas projeto que solicita implantação de sistema de identificação por sinal de radio frequência nas escolas da rede municipal de ensino da cidade.

Em abril do ano passado o vereador Edilson Ferreira sugeriu a utilização do sistema digital de frequência por meio de leitor biométrico (leitura de impressões digitais) pela rede pública de ensino municipal, que ainda é a forma mais segura entre estas duas. Com surgimento desta alternativa o vereador aponta as vantagens de utilização de um sistema digital de frequência mais simples objetivo, através da identificação por sinal de radio frequência, ficando a cargo do Poder Executivo decidir o que seria mais funcional à nossa realidade.

Lançado no dia 20 de março, Vitória da Conquista é a primeira cidade do Brasil a utilizar este recurso capaz de identificar a entrada ou saída do estudante a qualquer momento em que ele cruze os portões da escola. O sistema funciona a partir de um chip localizado na etiqueta da camiseta do aluno que emite um sinal de radiofrequência para sensores instalados nos portões do estabelecimento.

Da mesma forma do sistema de biometria solicitado ano passado, neste também, os país podem receber mensagens de texto (SMS) por meio de um aparelho de telefone celular com informações sobre seus filhos. O serviço é capaz de manter os pais melhores informados sobre seus filhos, melhora a segurança dos alunos e contribui para aumentar as taxas de frequência nas aulas.

O projeto de indicação nº 42/2012 foi aprovado e posteriormente enviado para análises do Poder Executivo Municipal.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas