Envelhecimento saudável


No Brasil, o número de idosos cresce a cada dia, até 2025, estima-se que teremos cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Hoje muitas destas pessoas não sabem exatamente o que esperar da maturidade, e o que fazer para vivê-la de modo pleno. Para o desenvolvimento de conhecimentos apurados a respeito do envelhecimento humano, é que surgiu o geriatra, mas, não podemos esquecer que é imprescindível que comecemos hoje a cuidar pessoalmente, e individualmente desse assunto. 

A função da geriatria não é interromper, retardar ou reverter o processo de envelhecimento. A preocupação do Geriatra é fazer com que o individuo envelheça bem. Ou seja, o objetivo é fazer com que o relógio biológico funcione direito. Com base nisto, nesta terça-feira (02), o vereador Edilson Ferreira, apresentou em plenário o projeto de indicação nº 134/2011, solicitando a contratação de profissionais em geriatria para atendimento na rede pública de saúde de Lauro de Freitas.

-Sabemos que existe o clínico geral em nossos postos de saúde, mas, um especialista tem maior capacidade para atender estes pacientes, pois, compreendem profundamente o assunto, e o cidadão merece o melhor atendimento possível - justificou.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil é de 73 anos. E de acordo com especialistas da área, mesmo aqueles que já estão na terceira idade podem adotar novos hábitos para prolongar a vida com qualidade. Quando somos crianças, nosso organismo funciona de uma determinada forma, que é melhor compreendida pelo pediatra, quando envelhecemos, nosso organismo passa a funcionar de forma diferente por isso a necessidade da existência de especialidade médicas diferentes, neste último caso o geriatra é o profissional mais indicado. Este especialista dentre muitas de suas funções deve ter a capacidade de reconhecer – em meio às diversas queixas do paciente - o que faz parte do envelhecimento normal do paciente ou não. A geriatria busca proporcionar ao paciente o maior controle possível de gerenciamento e realizações suas atividades diárias sem depender de ninguém.

O envelhecimento é um processo - natural - funcional, e a geriatria como aliada pretende ensinar que é possível viver com qualidade, independentemente da idade.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas