PROTEÇÃO AO IDOSO


Durante a sessão legislativa desta terça-feira (21), o vereador Edilson Ferreira, propôs ao poder executivo municipal, através da indicação nº 378/09, que implante em nosso município uma vara de justiça, e uma delegacia de atendimento ao idoso.

Hoje em todo o país, temos autoridades preocupadas com os nossos idosos. Pessoas que deram o seu melhor fôlego para o desenvolvimento, visando um futuro melhor para os jovens que estavam nascendo.

No âmbito federal foi criado o Estatuto do Idoso como também a semana nacional do idoso. Mas isto ainda é pouco, precisamos criar no município de Lauro de Freitas uma Vara e uma delegacia especializada para Idosos, com a finalidade de elaborar e coordenar todos os inquéritos e processos que tenha como público alvo, nossa população de idosos.

Zelar dos nossos idosos é preparar no futuro, uma velhice melhor para nós. Abandonar os idosos é esnobar o nosso passado, e comprometer o nosso futuro.

A Lei nº 8.842/94, em seu artigo 10º inciso VI, preconiza que é dever do Estado, na área de justiça, promover e defender os direitos da pessoa idosa bem como zelar pela aplicação das normas sobre o idoso determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos.

Nesse sentido, o Estado de São Paulo foi pioneiro ao criar a Delegacia de Proteção ao Idoso, que recebe denúncias de infrações cometidas contra pessoas com mais de 60 anos, acolhe, orienta e encaminha os idosos com problemas de diversas ordens. Depois dessa iniciativa pudemos observar a criação da Delegacia de Atendimento e Proteção ao Idoso do Rio de Janeiro, da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso de Belo Horizonte e da Delegacia do Idoso de Porto Alegre. E podendo saudar a cidade de Maringá – PR, por ter iniciado a primeira Vara Federal do Idoso do Brasil. Outro exemplo que também deve ser seguido.

É necessária uma postura positiva em relação a esse segmento da sociedade, criando locais especiais de atendimento ao idoso de modo que seja mais fácil e rápido, e com pessoal especialmente treinado para, com paciência, ouvir os casos e resolvê-los da melhor forma possível.

Os idosos não são mais uma minoria na sociedade, mas devem ser tratados com toda atenção e dignidade que fazem jus. Por essa razão apresento esta indicação, contando com o Tribunal de Justiça do Estado para que sejam adotadas as medidas que trarão mais bem estar à população idosa de Lauro de Freitas.

O vereador também apresentou o requerimento nº 363/09 que requer do executivo, serviços de pavimentação asfáltica, rede de esgoto e calçadas na Rua São Bartolomeu, Loteamento Jardim Tropical em Itinga.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas