Glaucoma: o perigo é não tratar em tempo


Imagem internet

No último dia 18, o vereador Edilson Ferreira propôs ao poder executivo municipal, através da indicação nº 14/2014, a distribuição gratuita de colírio para portadores do glaucoma, e que realize uma campanha com exames também gratuitos para a detecção da doença incluindo um trabalho divulgação dos serviços prestados para o devido tratamento.


Em sua justificativa, o vereador argumenta que segundo dados do IBGE E OMS o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira do Brasil e a segunda no mundo. O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira e raramente apresenta sintomas. Apesar de se tratar de uma doença crônica que vai acompanhar quem é acometido por por toda sua vida, sabe-se também que o seu diagnóstico precoce e o seu tratamento contínuo são os principais fatores que poderão evitar os danos causados pelo glaucoma. Apenas 50% dos portadores da doença tem conhecimento do fato.

Na maioria dos casos o paciente deve utilizar mais de um colírio que deverá ser instilado de uma a três vezes ao dia, e o alto custo de alguns destes medicamentos pode  tornar o tratamento inacessível para muitos pacientes, o que é a principal causa do abandono do tratamento.

A proposta foi aprovada pelo plenário e encaminhada para providências do poder executivo municipal.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas