Construindo cidadãos com garantia de oportunidades


Existem diversos casos em que pais de alunos, não podem comprar o fardamento dos seus filhos, levando-os a uma série de constrangimentos, assim também, se dá quando precisam levá-los ao oculista, já que, muitos alunos tem pouco rendimento nos estudos devido a problemas visuais.

A educação, e a saúde são alguns dos direitos constitucionais do cidadão e dever do estado. Com este pensamento o vereador Edilson Ferreira apresentou nesta quinta-feira (12) o requerimento nº 25/2009, o projeto promove que o poder público forneça gratuitamente, no início de cada ano letivo, aos estudantes da rede pública municipal (da 1ª. a 4ª série), o fardamento escolar completo (inclusive calçados e mochilas), o projeto também prevê que seja realizado gratuitamente o exame de acuidade visual, chamado de exame de vista, com distribuição de óculos.

Nem sempre o aluno pode ter o uniforme, item obrigatório para freqüentar a escola. Outro caso grave é o que um simples problema de saúde pode causar  
na vida de uma pessoa. Resolver esta questão é no meu entender, uma questão de justiça e cidadania, que depende de muito pouco, apenas, vontade e ação – Afirmou Edilson Ferreira.

Para ter direito ao benefício, o poder público é quem deve determinar algumas regras como: renda familiar, frequência nas aulas etc. O exame pode ser feito anualmente. O fardamento escolar e o exame de acuidade visual devem fazer parte dos fundamentos de incentivo e valorização do aluno e da instituição de ensino.

Nota baixa ou a falta de interesse pelos estudos não são sinônimos de dificuldades de aprendizagem. Problemas de visão não detectados pela família podem ter grande impacto no rendimento escolar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 20% das crianças apresentam dificuldades de visão. Uma pesquisa realizada em Campinas, no interior de São Paulo, verificou um grande número de crianças que não sabiam que precisavam usar óculos. Todos ganharam o acessório e hoje, segundo os professores que participam do projeto, o rendimento desses alunos melhorou 50% - e 88% deles passaram a ter mais interesse nas aulas e se concentrar mais.

O investimento objetivado visa garantir que todos os alunos tenham condições de ir à escola, com acesso garantido às unidades de ensino da rede pública municipal. A medida tem o objetivo, ainda, de fortalecer e aumentar os índices de aprendizado, e, rendimento escolar na rede pública.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas