Relembre: Edilson Ferreira indicou a implantação de exames auditivos regularmente para alunos do primário e ensino fundamental da rede municipal

Em sessão ordinária realizada no primeiro semestre, vereador Edilson Ferreira (PRB) indicou ao Poder Executivo a implantação de exames auditivos regularmente para alunos do primário e ensino fundamental da rede pública de ensino municipal com doação de aparelhos quando prescrito em consulta médica.
Constitucionalmente a educação e a saúde são direitos de todo cidadão e dever do estado. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 10% da população mundial sofre de problemas auditivos, dados do IBGE mostram que 15 milhões de brasileiros apresentam algum problema deste tipo.
De acordo com Edilson, problemas de audição comprometem o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo, e muitos casos de perda de auditiva completa podem ser evitados se detectados e tratados a tempo. Um grande número de problemas auditivos leves ou moderados passa despercebido aos pais e professores, estatísticas confirmam que cerca de 6% das crianças com 4 anos de idade, e de 3 a 4% com 7 anos apresentam anormalidades nos exames, que é recomendado ser feito a cada três anos.
"Mesmo que detectado, a maioria das famílias não dispõe de condição financeira para adquirir o aparelho auditivo, o que pode dar início a um novo drama tanto para familiares, quanto para o portador da deficiência. Solicito suporte do governo municipal referente a esta demanda. Vale ressaltar que o número de pessoas em nosso município nesta situação não é grande, o que facilita a assistência pública", explicou o vereador.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas