PROJETO “PRAIA ACESSÍVEL” É REALIDADE EM LAURO DE FREITAS

O banho de mar em Lauro de Freitas virou realidade para jovens e adultos que integram o “Praia Acessível – Praia para Todos”. O projeto que foi lançado na manhã deste último sábado (16), é destinado ao acesso ao banho mar, prática de atividades recreativas e esportes adaptados para pessoas com deficiência. A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através do Gabinete do Prefeito (GAPRE), e conta com a coordenação do Departamento de Acessibilidade (DAC) em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa), Faculdade Maurício de Nassau, Governo do Estado, Federação Brasileira de Cidadania, Barraca da Gávea e Associação Vida Brasil.

O projeto funcionará em todos os meses do ano, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h, com cadeiras anfíbias e esteiras, que possibilitam o acesso ao mar, e prática de atividades recreativas e esportes adaptados, como frescobol e vôlei, tendo acompanhamento de uma equipe capacitada e multiprofissional, garantindo o direito à cidadania e inclusão social em consonância com a Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência.

O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, destacou que a PMLF vem potencializando políticas públicas na cidade. O gestor citou a implantação da Atenção Municipal ao Idoso (AMI), mais conhecida como “Clínica do Idoso”, e o futuro lançamento da Unidade de Pronto Atendimento Infantil “UPA da Criança”. Paiva afirmou ter se emocionado com os jovens do “Praia Acessível – Praia para Todos”. “Esse projeto me emociona muito, pois estamos contribuindo com a felicidade dessas pessoas em ter acesso ao banho de mar”, pontua.

De acordo com o diretor da Faculdade Maurício de Nassau, Haslã Duda, pela primeira vez Lauro de Freitas terá um banho de mar assistido por profissionais aptos para acompanhar as pessoas com deficiência com comodidade e segurança. “Não tem preço contribuirmos com a realização do sonho desses jovens”, comenta.

Acompanhando o filho de 16 anos, a moradora de Vida Nova, Maria das Neves, parabenizou a Prefeitura pelo projeto e classificou a ação como algo extremamente importante. “O Evandro sempre gostou de praia, mas agora tenho certeza que ficará ainda mais animado”, destaca.

O diretor do DAC, Vander Santos, destaca que mais uma vez Lauro de Freitas sai na frente. “A atual gestão criou o Departamento de Acessibilidade e hoje a cidade está no caminho certo cuidando de pessoas. O projeto é extremante importante, pois leva o município a 11ª posição entre as cidades com praia acessível”, afirma. 

Presentes no evento - O lançamento do projeto “Praia Acessível – Praia para Todos” contou com a presença da primeira-dama do município, Adriana Paiva; secretários e superintendentes municipais; pessoas com deficiência de Lauro de Freitas e outras cidades; e representantes comunitários.  


Informações: DECOM PMLF

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas