PREFEITURA LANÇA PLANO EMERGENCIAL DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), promoveu na manhã desta quinta-feira (18), o lançamento do Plano Emergencial Municipal de Combate ao Aedes aegypti e Atenção à Tríplice Endemia, no Cine Teatro, localizado no Centro, com a participação do médico infectologista, Antônio Carlos Bandeira, que ministrou uma palestra para agentes comunitários de saúde e de combate à endemias.
“Agradeço o convite do prefeito e do secretário e parabenizo a prefeitura pela iniciativa na implantação do plano emergencial. Acredito que esse envolvimento mundial está acontecendo a partir da descoberta do Zika. Não tem um ano que descobrimos e nesse curto período essa grave doença tomou proporções mundiais, sendo considerada emergência mundial, decretada pela Organização Mundial da Saúde. Sou morador de Lauro de Freitas há 18 anos e sei com propriedade que é fundamental a participação de cada cidadão”, explanou o infectologista que atua nos hospitais Aliança e Couto Maia, além de prestar consultoria no Hospital Geral de Camaçari.
Estiveram presentes o prefeito Márcio Paiva; a primeira-dama, Adriana Paiva; representantes do Poder Legislativo Municipal, secretariado, militares da Base Aérea de Salvador (BASV) e sociedade civil. No primeiro momento da atividade, Doutor Bandeira, que participou da equipe de pesquisadores que descobriu o vírus Zika no Brasil, expôs um relato sobre o mosquito Aedes aegypti no país, também vetor da Dengue e da Chinkungunya, além de atualizar os presentes acerca da pesquisa sobre vacinas e complicações neurológicas decorrentes, como a microcefalia. Em seguida, o secretário de saúde, Emanuel Carvalho, apresentou o plano, identificando os cinco eixos que tangem a estratégia do poder público.
Algumas dúvidas dos presentes foram tiradas pelo infectologista sobre o tema, que se colocou à disposição da gestão para contribuir com a execução do plano no que se refere à atenção às gestantes e as crianças com diagnóstico de microcefalia.
“É importante que todos entendamos que essa é uma luta coletiva, onde todos estão contra o mosquito. O clima do nosso país é favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e precisamos da atenção, da atuação de todo laurofreitense. A prefeitura vem para reforçar o trabalho já desenvolvido pelos agentes, colocando em prática a transversalidade com as secretarias de Serviços públicos (SESP), Infraestrutura (SEINFRA), Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), Educação (SEMED), com apoio da Base Aérea, das instituições de ensino, de todo profissional de saúde que queira colaborar e da sociedade. Nós precisamos combater diariamente o mosquito”, destacou o prefeito Márcio Paiva.

O Plano:
O Plano Emergencial Municipal de Combate ao Aedes aegypti e Atenção à Tríplice Endemia divide-se em cinco eixos:
-Combate ao mosquito;
-Atenção especial nas emergências;
-Alerta vermelho nas unidades básicas de saúde;
-Cuidado especial às gestantes;
-Cuidado especial às crianças com microcefalia;
-Capacitação dos profissionais que atuam como agentes comunitários de saúde e de combate à endemias.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas