Obesidade uma epidemia mundial


O crescimento da obesidade entre os brasileiros deve se intensificar nos próximos anos, principalmente nas classes mais baixas. “Nas classes A e B a tendência é de estabilização e até diminuição entre as mulheres, mas entre os mais pobres a obesidade deve crescer cada vez mais”, afirma o médico Márcio Mancini, presidente do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). “Estamos vivendo uma epidemia. Em 10 anos vamos ter índices semelhantes aos dos Estados Unidos, lá 30% da população é obesa.”

Em 2004, o Brasil e todos os países membros da ONU se comprometeram oficialmente a estimular a alimentação saudável e atividades físicas. Mas o governo brasileiro, segundo Mancini, pouco faz para prevenir a obesidade e gasta muito tratando de suas consequências, com remédios para a pressão alta e a diabetes.

Com a intenção de combater esta triste realidade, o vereador Edilson Ferreira apresentou nesta terça-feira (27), o projeto de indicação nº 187/2011 que aponta a necessidade da criação de um programa de prevenção e controle da obesidade em crianças e adolescentes em Lauro de Freitas.

Segundo Edilson Ferreira, para a efetiva prevenção da obesidade em crianças e adolescentes o poder público poderá realizar junto aos estabelecimentos de ensino da Rede Pública Municipal ou conveniados, ações educativas sobre as causas e consequências da obesidade.

Dentre as ações de combate à obesidade podem ser realizados exames biométricos, fomento a realização de atividades físicas regulares, cursos gratuitos de orientação sobre a obesidade em crianças e adolescente uma vez que às vezes os pais não sabem como tratar do assunto.

- É bem melhor e mais fácil começar ensinar cedo, enquanto o indivíduo esta jovem, quanto mais tarde, mais difícil se torna o aprendizado e sua prática - enfatizou.

O projeto foi aprovado, e segue para análise junto ao poder executivo municipal

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas