Na tarde desta quinta-feira (18), foi aprovado na câmara municipal de Lauro de Freitas o projeto de indicação nº 157/2011, que aponta ao Executivo a necessidade da instalação de “Botões de emergência”, nas escolas públicas do município. De autoria do vereador Edilson Ferreira, a ideia é tornar a escola um local mais seguro para os alunos da rede pública municipal de ensino. Segundo o vereador o serviço de emergência – mais conhecido como botão do pânico - seria monitorado 24 horas.
- O perigo pode se apresentar de diversas formas dentro da escola, independentemente da idade dos alunos, e do horário de ensino. Educação combina com segurança - afirmou.
Os serviços emergenciais com monitoramento sejam contra a violência ou incêndios, por exemplo, são responsáveis pelo salvamento de milhares vidas, eles existem exatamente, para acionar o socorro necessário em momentos extremos. Além de coibir ações delituosas. Conforme Edilson Ferreira, esta solicitação pretende ampliar a atenção com a segurança nas escolas.
- Trata-se de um simples botão, no entanto ao ser acionado pode fazer toda a diferença – explicou.
O serviço poderia ser monitorado, por exemplo, pela guarda municipal devidamente qualificada, e repassado para autoridade policial, em casos necessários. O sistema não emite som local onde é acionado. Ações de violência e suspeita de venda de drogas, por exemplo, são motivos para o acionamento do botão, solicitando a presença policial.