Projeto requer garantia de saúde auditiva para estudantes



O vereador Edilson Ferreira apresentou ao plenário no último dia 09, uma intervenção que possibilita maior atenção à saúde da comunidade estudantil jovem. Trata-se da indicação 137/2013, que sugere ao poder executivo municipal prover exames auditivos regulares  aos alunos do ensino primário e fundamental da rede pública de ensino municipal com doação do aparelho quando prescrito pelo médico.
O vereador Edilson lembra que constitucionalmente, tanto a educação quanto a saúde são direitos de todo cidadão e dever do estado.
A proposta do vereador registra que “problemas de audição comprometem o desenvolvimento intelectual e social do indivíduo, e muitos casos de perda auditiva completa podem ser evitados, se detectados e tratados a tempo”. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, 10% da população mundial sofre de problemas auditivos.
Um grande número de problemas auditivos leves ou moderados passa despercebido aos pais e professores, estatísticas confirmam que cerca de 6% das crianças com 04 anos de idade, e de 3 a 4% com 07 anos apresentam anormalidades nos exames.
Edilson Ferreira alerta que a maioria das famílias não dispõe de condição financeira para adquirir o aparelho auditivo, o que pode dar início a um novo drama tanto para familiares quanto para o portador da deficiência. A frequência recomendada para a realização do exame auditivo é a cada três anos.
O documento foi aprovado e encaminhado para apreciação do poder Executivo municipal.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas