Lauro de Freitas reabre posto odontológico na comunidade de Pouso Alegre



O Odonto Ampa, atendimento odontológico da Associação de Moradores de Pouso Alegre, na Itinga, foi devolvido nesta terça-feira (12) à comunidade local. Inaugurado em 2012, segundo mandato da prefeita Moema Gramacho, o atendimento foi suspenso no ano passado pelo antigo gestor do município.
Lembrando o Prêmio Brasil Sorridente que recebeu em 2012 pelo investimento em saúde bucal, a prefeita Moema Gramacho ressaltou a satisfação com a volta do serviço e lamentou o cenário da saúde que encontrou em Lauro de Freitas. “Estamos trabalhando para retomar a saúde como deixamos em 2012, pois houve um retrocesso em Lauro de Freitas. Agradeço ao desprendimento da Ampa, que mais uma vez ceder espaço para que o atendimento odontológico pudesse funcionar novamente na comunidade”.
Secretário de Saúde de Lauro de Freitas Erasmo Moura chamou a atenção para a política de saúde que vem sendo implementada no município. “O que desejamos é que a população seja atendida de maneira  humanizada e a devolução desse serviço para os munícipes vem somar  ao que tem sido feito desde o início da gestão”. O Odonto Ampa é um parceria entre a associação de moradores - que cedeu o espaço para o atendimento - e a Prefeitura que disponibiliza os equipamentos e os profissionais.


Para utilizar o serviço é necessário morar na comunidade de Pouso Alegre. A marcação acontece às segundas, terças e quintas-feiras, das 8 às 11h e das 14 às 16h. É necessário apresentar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência para agendar o atendimento que será realizado às quartas e sextas-feiras, das 8 às 11h e das 14 às 16h. “Pra mim é uma felicidade enorme retomar esse trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo meu ai e por saber das demandas da minha comunidade”, destacou a presidente da Ampa, Simone Almeida, filha do fundador da associação Dílson Barbosa.
Além da comunidade a reabertura do serviço contou com a participação de vereadores e da deputada estadual Mirela Macedo, que chamou atenção para o esforço da prefeita Moema Gramacho para trazer de volta à comunidade um serviço tão necessário. “Junto com o dentista e com a auxiliar de saúde bucal, que com certeza vão atender a comunidade com muito carinho, temos uma gestora que caminha de mãos dadas com o povo”.
Para Jucimara Menezes de Melo, que mora no Pouso Alegre desde que nasceu, “a reabertura do posto é uma felicidade para nós moradores. Quero agradecer por ter o serviço de volta, estávamos muito ansiosos pelo retorno do atendimento odontológico perto da gente”. O Odonto Ampa iniciará o atendimento nesta quarta-feira (13). A expectativa é atender cerca de 20 pessoas por dia. Os serviços disponíveis serão limpeza, restauração e extração. Caso haja necessidade de outro tipo de atendimento o dentista encaminhará o paciente para a unidade especializada, no Espaço Cidadão.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas