Jovens de Lauro de Freitas se destacam em formatura do Proerd


Quase 500 alunos de nove escolas de Lauro de Freitas estavam entre os mais de 3 mil jovens que lotaram a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, na tarde desta terça-feira (28), para a formatura do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar da Bahia. Emanuelle Conceição, aluna do Centro Educacional Fênix de Lauro de Freitas, se destacou entre os colegas por sua redação, ocupando o terceiro lugar no desafio de redação do programa.

“Eu gostei muito de ter participado. O PROERD nos ensina a resistir contra as drogas e nos mostra outros caminhos”, declarou a estudante que ganhou uma bicicleta como premiação. Além dos estudantes, os instrutores do programa também foram homenageados durante a cerimônia.

O governador Rui Costa parabenizou os pais dos alunos e lembrou da sua infância no bairro da Liberdade. “Olhando pra cada um de vocês eu me vejo e quero dizer que vocês podem. Nós somos capazes de construir uma sociedade melhor reforçando os laços familiares”. Utilizando uma das palavras de ordem do programa o governador incentivou os jovens e desejou sucesso. “Cada um de vocês vai brilhar no palco da vida e no caminho que escolherem porque o PROEDR é luz, câmera e ação”.

A prefeita Moema Gramacho enfatizou a atuação do PROERD em Lauro de Freitas. “Esse ano formamos 2.667 alunos dos quais 470 estão aqui nesta cerimônia, e estamos ampliando o programa promovendo o envolvimento da família. O PROERD é na realidade um tripé formado pela família, Estado e Polícia Militar. É um programa que trabalha preventivamente criando consciência para evitar que as crianças se aproximem da ilicitude e em especial das drogas. E no mundo de violência que estamos vivendo o PROERD se faz fundamental”.

Em Lauro de Freitas o PROERD é gerido pela 52º Companhia da Polícia Militar e executado tanto pela 52º quanto pela 81º. Coordenador do programa no município e um dos instrutores homenageados durante a formatura, o tenente Juracy Brandão falou da satisfação em participar do programa e ver o destaque dos alunos do município. “Fazemos um trabalho árduo em equipe, mas com apoio da gestão e dos comandantes, esse ano ultrapassamos a meta de alunos formados e ano que vem começaremos o programa reforçado com o aumento de instrutores”.

Empolgados, para reconhecer e valorizar a importância do programa os estudantes entoavam palavras de ordem como “Força, garra, determinação, o PROERD da Bahia é o melhor da região”. Os cantores Tatau e Laurinha garantiram a animação dos convidados com suas apresentações. O PROERD foi implantado na Bahia em 2003 e já alcançou a marca de 500 mil formados. Durante o ano de 2017 foram 75 mil jovens capacitados. A expectativa é que em 2018 essa marca seja superada.


NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas