Vereadores de Lauro de Freitas participam de solenidade de abertura do Mutirão de Cirurgias 

Vereadores do município participaram na manhã desta quarta-feira (02) da solenidade de abertura do Mutirão de Cirurgias que acontecerá em Lauro de Freitas com o processo de pré-consultas sendo realizado até sexta-feira (04), em unidades móveis, no estacionamento do Restaurante Popular, centro da cidade, sempre a partir das 7h. As cirurgias serão realizadas no Hospital Municipal Dia Jorge Novis, em Itinga, a partir do dia 8.

Idealizadora do projeto, que é executado pela Secretaria Estadual de Saúde, a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, esteve no Restaurante Popular e participou da solenidade de abertura oficial do mutirão.


“Sempre quis ter a oportunidade de ajudar aos baianos que mais precisam. O Mutirão de Cirurgias foi sonhado e planejado em cada detalhe, estudamos as necessidades de cada cidade da Bahia. Na nossa luta para reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS), já atendemos a população de mais de cem municípios e queremos realizar cerca de 20 mil cirurgias”, destacou.


Em Lauro de Freitas estão previstas 500 cirurgias ou mais se houver demanda. Serão feitos procedimentos cirúrgicos de hérnia (umbilical, epigástrica e inguinal), histerectomia total (útero) e colocistectomia (vesícula). Para realizar a triagem é necessário comparecer no Restaurante Popular até sexta-feira (4), munidos da solicitação médica e do resultado de exames de glicemia, hemograma completo, uréia, creatinina, coagulograma, TAP, TTPA.

Pacientes que farão procedimento de vesícula, precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG).Para as cirurgias de útero é necessário apresentar o exame preventivo. A triagem começa às 7h e deve atender até 250 pessoas por dia.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas