Uma diversão muito perigosa

Cerol, este é um assunto que é constantemente discutido, porém continua sendo tratado com descaso por grande parte das autoridades.


O cerol é o resultado de uma mistura de cola com vidro moído que é aplicado sobre linhas usadas em pipas e papagaios para aumentar seu poder de corte durante disputas, realizadas por crianças, adolescentes e adultos. À primeira vista, uma brincadeira inocente, mas, o resultado desta combinação transforma uma simples linha de costura em uma lâmina invisível, principalmente para ciclistas e motociclistas.


Um projeto tratando sobre esta questão foi aprovado pela câmara dos vereadores no último dia 19, o documento aponta a necessidade da realização de campanha de conscientização das pessoas, distribuição e instalação de antenas corta cerol para motociclistas e ciclistas da cidade de Lauro de Freitas.


A antena corta cerol é um equipamento de segurança desenvolvido especificamente para evitar que os condutores sejam diretamente atingidos por estas linhas. Segundo o vereador Edilson Ferreira autor do projeto, esta campanha tem o objetivo de conscientizar as pessoas quanto aos riscos de utilizar, e/ou permitir que seus filhos utilizem este tipo de artifício como diversão, além de promover uma distribuição e instalação em massa do equipamento de segurança.


Muito apreciada principalmente pelos meninos, empinar pipa, papagaio, raia ou arraia, é uma brincadeira com maior incidência no verão e durante as férias escolares. As linhas atravessadas pelas ruas formam uma verdadeira armadilha, que pode causar desde danos materiais - ferimentos leves, sequelas para o resto da vida - até mesmo a morte. Segundo os levantamentos da ABRAM - Associação Brasileira de Motociclistas, por ano, acontecem cerca de 100 casos de acidentes envolvendo linhas com cerol, sendo que 50% dos casos são graves e 25% são fatais.


Um dos pontos mais fortes do projeto é a campanha de conscientização, que teria a finalidade de tratar além destes riscos já mencionados, outros casos de acidentes relacionados a esta brincadeira, como choques elétricos, curtos circuitos, quedas de locais altos além de lesões de pele entre outros.


O projeto foi aprovado pela câmara municipal e enviado para apreciação do poder executivo.


Abaixo disponibilizamos links para registros de casos envolvendo linhas com cerol.


Imagens de danos materiais  |  Imagens fortes de lesões corporais

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas