Descarte consciente de pilhas e baterias


No último dia 26, o vereador Edilson Ferreirasolicitou do poder executivo municipal, para que realize uma campanha sobre a importância do descarte consciente de pilhas, utilizadas em equipamentos eletrônicos.

Este projeto pode ser viabilizado junto às empresas instaladas no município que vendem o produto. A Drogaria São Paulo iniciou uma campanha em que toda sua rede de lojas disponibilizará mini coletores de pilhas e baterias usadas para serem usados em casa e depois devolvidos à empresa, que dará destino ambientalmente correto aos detritos.

Este tipo de lixo eletrônico possui um alto poder poluente para o meio ambiente. A pilha comum e as baterias, em geral, são compostas por pelo menos três metais pesados e nocivos à saúde: zinco, chumbo e manganês. Também fazem parte de suas composições elementos químicos perigosos, como o cádmio, cloreto de amônia e negro de acetileno.
O chumbo, por exemplo, acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro, fígado e rins; causa dores de cabeça e anemia, mesmo em baixas concentrações; age no sistema nervoso, renal e hepático. Daí a importância do descarte correto, para evitar a contaminação do solo e água e, consequentemente, cuidar da saúde da população e animais..
Esta solicitação foi feita pelo vereador Edilson Ferreira através da indicação nº 187/10.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas