Preservação ambiental e geração de renda


O vereador Edilson Ferreira nesta última quinta-feira (23) solicitou do poder executivo municipal, a implantação em nosso município de uma cooperativa para confecção de vassouras a partir de garrafas PET, capaz de promover renda digna para famílias de baixa renda.
Esta iniciativa associa preservação ambiental, à geração de renda, e já acontece em diversos estados inclusive em cidades do estado da Bahia. No ano passado a Prefeitura de Cuiabá, no Mato Grosso implantou uma cooperativa com mão de obra feminina para transformar garrafa PET em vassoura, capaz de gerar uma renda de cerca de 1,5 salário mínimo para cada. A prefeitura garantiu a compra da maior parte da produção, mas as cooperadas também vão poder vender o produto no varejo.
Para garantir a coleta de material suficiente para a produção das vassouras, a prefeitura pode implementar uma campanha nas escolas e associações de bairros, bem como comprar as garrafas PET de cooperativas de catadores da cidade, se necessário.
A vassoura é feita por meio de um processo artesanal pelo qual as garrafas PET lavadas são recortadas em tiras, compactadas em feixes para substituir outros produtos plásticos normalmente usados, são necessárias 40 garrafas para a confecção de uma vassoura, e a madeira pode vir de madeira apreendida.
Testes do Inmetro comprovam que, além de ecologicamente corretas, as vassouras de plástico são mais resistentes que as normais e mais leves. Uma vassoura comum, por exemplo, pesa 1,2 kg e é capaz de varrer até 700 km. Já a vida útil das vassouras PET chega a 1.200 km, pesando em média 800 gramas.
Esta solicitação foi feita pelo vereador Edilson Ferreira através da indicação nº 165/10.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas