Imunização ao HPV


Nesta quinta-feira (11), durante a sessão legislativa ordinária o vereador Edilson Ferreira utilizando de suas atribuições como legislador, sugeriu ao executivomunicipal a adoção de providências cabíveis para oferecer gratuitamente a vacina anti-HPV no âmbito municipalatravés da indicação nº 18/10.

Esta não é uma vacina para o tratamento, e sim para a imunização. A indicação da vacina começa cedo para meninas entre 9 e 12 anos, pois acredita-se que estas ainda não tiveram contato com o vírus, o que garante uma eficácia de 100% contra a doença.

As pesquisas já comprovam que o custo da prevenção é infinitamente mais barato que o tratamento de qualquer doença. No caso da saúde da mulher, seis tipos de HPV são considerados de alto risco que poderão dar origem a tumores malignos no colo do útero. Especialistas acreditam que, em todo o mundo, entre 50% e 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV.

No Brasil estima-se que 15% das brasileiras entre 18 e 60 anos já estejam infectadas. Esse número sobe para quase 40% quando se trata de mulheres mais jovens (entre 16 e 24 anos), faixa etária em que a vida sexual é mais intensa.. A vacina precisa ser aplicada em três doses, num intervalo de seis meses. Com isso, evitaremos uma doença cruel, que pode até esterilizar as mulheres e comprometê-las psicologicamente, diante da possibilidade de estarem impedidas de ter filhos.

Também durante a sessão apresentou o requerimento nº 17/10 solicitando do executivo municipal a execução serviços de pavimentação, passeios e meios fios na Rua 13 de maio no Loteamento São Judas Tadeu no bairro de Itinga.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas