Edilson Ferreira solicita a implantação do Programa de Saúde Vocal para os profissionais de educação da rede municipal

Em sessão ordinária desta terça-feira (20) o vereador Edilson Ferreira solicitou do poder executivo para que junto ao departamento competente viabilize providências no sentido de desenvolver o Programa de Saúde Vocal para os profissionais da área de educação na rede pública de ensino municipal.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o segundo país no mundo em número de casos de câncer de laringe, ficando atrás somente da Espanha. A maior parte dos profissionais da área de educação não sabem avaliar se necessitam de cuidados e, devido ao excesso do uso da voz são sérios candidatos a desenvolver doenças vocais. O mau uso da voz é responsável pela grande maioria das doenças que atingem o aparelho vocal, deixando o profissional mais propenso ao desenvolvimento de lesões orgânicas resultantes das disfonias funcionais como: nódulos, pólipos e edemas das cordas vocais.
"A falta de conscientização é tão grande que mesmo quando a saúde vocal já está bastante comprometida muitos apelam para dicas de amigos como gargarejos, pastilhas e sprays, pensando que o tratamento está concluído. Na verdade, essas soluções caseiras podem agravar o quadro e devem ser evitadas. Diante do exposto, solicitamos a criação de um programa para cuidar da voz dos profissionais de educação do nosso município", explicou o vereador.

 

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas