Prevenção: Projeto prevê instalação de grades de proteção nas redes de drenagem pluvial


Boca de lobo em frente a Escola Municipal Vida Nova
Projeto do vereador Edilson Ferreira aprovado pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas no último dia 07, sugere providencias da prefeitura dentro da maior brevidade possível, quanto a instalação de grades de proteção nas caixas coletoras de águas pluviais em nossa cidade.

A utilização deste recurso aqui em nossa cidade é priorizado apenas nas caixas coletoras de águas pluviais (bocas de lobo), construídas na horizontal, ou seja, aquelas em que as grades são instaladas no mesmo nível do chão, complementando o piso e permitindo o trânsito por sobre ela. Já as bocas de lobo construídas na vertical normalmente alinhadas ao meiofio, com a vazão da água dirigida para baixo da calçada, a maioria absoluta destas caixas não possuem grelhas de proteção, uma vez que o risco de cair dentro do buraco é quase zero.

No entanto, o volume de água produzido durante grandes precipitações de chuva chegam a formar correntes com força de sucção suficiente para causar sérios acidentes,como arrastar pessoas, principalmente crianças e animais de pequeno porte para dentro destas caixas, sobretudo em determinados locais onde é grande a abertura para a passagem das águas. Outro fato grave é a grande quantidade de lixo que é puxada pelas águas para dentro da rede esgoto, em alguns casos, sacos inteiros de lixo entram nos canais, causando e agravando alagamentos pela cidade.

Segundo o vereador, a instalação de grades nestas entradas de água de chuva, além de garantir mais segurança para as pessoas e animais em dias de chuvosos, também serve para impedir a entrada de dezenas de quilos de resíduos sólidos para o interior das redes de galerias que são obstruídas. Uma solução capaz de contribuir com a redução de gastos na manutenção das redes pluviais existentes em nossa cidade.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas