Projeto prevê equipamento de utilidade pública multifunção para Lauro de Freitas


Equipamento começou ser a instalado em Salvador em 2010 - 
Durante sessão legislativa realizada na tarde desta quinta-feira (15) a câmara municipal aprovou o projeto de indicação nº 14/2012 que prevê a instalação de totens (mobiliário urbano) em vias públicas, capazes de informar em tempo real os índices de raios ultravioletas e o fator de proteção solar adequada, além de realizarem monitoramento de vídeo e disponibilizar conexão wi-fi para acesso à internet gratuita com hora e temperatura local.

Aprovado por unanimidade o projeto é do vereador Edilson Ferreira que desde 2009, apresenta projetos relevantes sobre a matéria.

- No início deste mandato apresentei o “projeto de indicação nº 90/09”, propondo a distribuição gratuita de protetor solar para o servidor público municipal que trabalha diretamente exposto a esta radiação nociva. Este equipamento cumpre o papel fundamental de tornar visível a radiação Ultravioleta que o ser humano não pode perceber – explanou o vereador.

 A radiação Ultravioleta “B” - UVB -, provoca o câncer de pele e a radiação Ultravioleta “A” – UVA -, provoca o envelhecimento precoce, os efeitos de ambas são acumulativos. Florianópolis foi a primeira cidade do planeta, a instalar este tipo de equipamento em 2007, de lá para cá, novas versões do aparelho foram desenvolvidas, sendo acrescentadas novas funcionalidades como este solicitando para Lauro de Freitas.

Este é um excelente serviço público, e possui caráter educativo, ele tem a capacidade de formar uma cultura de prevenção à excessiva exposição ao sol. O sistema indica o nível de radiação UV, de acordo com as normas da OMS - Organização Mundial de Saúde -, por meio da escala de IUV - índice ultravioleta -, uma medida da intensidade do sol na superfície terrestre. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) em 2010, no Brasil, tivemos 53.410 homens e 60.440 mulheres com novos casos de câncer de pele, números que podem ser reduzidos com um trabalho de prevenção.

- A informação em tempo real do índice de raios UV com a exibição do fator de proteção solar adequada a ser utilizado, e o monitoramento de vídeo com câmeras de segurança, são as função mais importantes do equipamento, que também disponibiliza conexão wi-fi gratuita para o acesso à internet, serviço que já solicitei o fornecimento gratuito para toda a população laurofreitense por meio do “Projeto Cidade Digital objeto do projeto de indicação nº 84/10” de minha autoria - enfatizou.

Além destas funcionalidades o equipamento também informa a hora certa e a temperatura local como nos equipamentos atuais. O documento segue para avaliação e providências cabíveis do poder executivo municipal.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas