“O debate de ideias no Brasil envelheceu”, diz Pereira

São Paulo (SP) - Ao abrir na manhã de hoje (30) o 1º Congresso Nacional da Juventude, em São Paulo, o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, disse que o debate de ideias e o modo de conduzir o Brasil envelheceram. Para ele, isso só aconteceu porque os jovens se afastaram da política partidária nos últimos anos. “Não por culpa dos jovens, mas do sistema corrupto e viciado que desestimula todo aquele que tenta fazer algo novo e diferente”, declarou.

O evento é organizado pelos coordenadores nacional e estadual de São Paulo do PRB Juventude, Renato Junqueira e Peterson Pepe, e reúne ao longo de todo o sábado centenas de jovens de todos os estados para discutir temas como educação, cultura, esporte e trabalho. Deputados federais, entre eles Celso Russomanno (SP), pré-candidato a prefeito, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e militantes do partido prestigiam o congresso.

Pereira alertou que a idade média dos parlamentares brasileiros é de 50 anos. O deputado federal mais jovem tem 22 anos enquanto o mais velho tem 84. “A maioria deles não estará aqui nas próximas décadas. O país que queremos para o futuro deve ser construído por aqueles que viverão no futuro”, disse, incentivando os jovens republicanos a se candidatarem nas próximas eleições. “O PRB quer prepará-los para a vida pública”, garantiu.

A dificuldade em atrair jovens para a política esbarra em muitos fatores, mas Junqueira avisa: “Aqui não está uma juventude comprada nem patrocinada, e sim uma juventude voluntária e motivada que quer fazer do Brasil o país dos nossos sonhos”. O coordenador nacional do PRB Juventude também cobrou a participação mais efetiva nas decisões políticas. “Precisamos sair da posição de expectadores. A nossa juventude será ativa”.

Já colocado como nome do PRB na disputa pela prefeitura de São Paulo este ano, Russomanno disse que, se for eleito, vai dar espaço para a juventude. “A oxigenação da política vem de vocês, jovens espalhados por todo o País e que estão ajudando a construir nosso partido”, afirmou. Ele aproveitou para mandar um recado aos paulistanos: “Não serei prefeito de gabinete, serei o prefeito que vai nas creches, nas UBSs sem avisar”.

Compuseram a mesa oficial os deputados federais Márcio Marinho (BA) e Rosangela Gomes (RJ); o deputado estadual Gilmaci Santos (SP); o secretário estadual de Esporte, Jean Madeira (SP); o secretário nacional do PRB, Evandro Garla; o vice-presidente nacional do PRB, Eduardo Lopes (RJ) e o coordenador estadual do PRB Juventude de São Paulo, Peterson Pepe.

Também participaram da abertura os deputados federais Antonio Bulhões, Vinicius Carvalho (ambos de SP) e Ronaldo Martins (CE); o deputado distrital Julio Cesar (DF); os deputados estaduais Jorge Wilson, Wellington Moura e Sebastião Santos (todos de SP); o presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Paulo Cesar Oliveira, além de coordenadores estaduais e municipais de militâncias.

Juventude na TV
O 1º Congresso Nacional da Juventude Republicana será destaque no programa do PRB que vai ao ar em março em cadeia nacional de rádio e televisão. O objetivo é fortalecer o movimento e atrair jovens para se filiarem ao partido e disputar as eleições municipais de outubro.

Texto: Diego Polachini / Ascom – Presidência Nacional
Fotos: Alison Leite

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas