Projeto incentiva atividade física na terceira idade em Lauro de Freitas



O envelhecimento é um processo extremamente natural, e com algumas alterações no estilo de vida das pessoas, ele pode ocorrer de maneira muito saudável, a atividade física regular, por exemplo, desempenha um importante papel neste processo.

Voltado a este pensamento, o vereador Edilson Ferreira na última terça-feira (18), apresentou o projeto de indicação nº 206/2011, solicitando a instalação de equipamentos para atividade física destinada à terceira idade em Lauro de Freitas.

Segundo Edilson Ferreira, a finalidade do projeto é fazer a Educação Física atuar preventivamente na comunidade, combatendo o sedentarismo e elevando os níveis de saúde da população.

Estudos sobre a atividade física para a terceira idade apontam inúmeros benefícios tanto em seus aspectos psicossociais como fisiológicos. Além disso, fazer parte de programas de atividade física aumenta a possibilidade de contatos sociais, isso aumenta expressivamente a autoconfiança e a qualidade de vida destes.

Praticar exercícios na terceira idade ajuda a combater a obesidade, pode evitar e retardar o surgimento de diabetes, melhorar a capacidade aeróbica e reduzir a perda da massa óssea (osteoporose), inclusive recuperá-las em alguns casos. Junto a isso, músculos e ossos fortes diminuem os riscos de quedas e de fraturas de fêmur e de quadril, tão temidas após os sessenta anos.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercícios físicos na terceira idade leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante: reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação à aposentadoria.

Estudos que relacionam atividade física e envelhecimento confirmam que na velhice, a manutenção da autonomia está intimamente ligada a qualidade de vida, algo que se relaciona com um estilo de vida saudável, objetivando o perfeito entrosamento entre os homens, seus semelhantes e o meio ambiente que o cerca.

Este trabalho já é realizado em diversas cidades de nosso país, e na prática confirma tudo o que é concluído em estudos científicos, as pessoas que praticam atividades físicas regularmente podem viver mais e melhor.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas