Smarh Promove coleta seletiva


Em 27/10/09 o vereador Edilson Ferreira apresentou e aprovou a indicação nº 384/09 que solicita a implantação da coleta seletiva de lixo em toda a estrutura do governo municipal.A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Smarh), por meio do Núcleo de Educação Sanitária e Ambiental, está disponibilizando, inicialmente para as secretarias municipais, escolas da rede pública e uma cooperativa de catadores, coletores da coleta seletiva integrada. O projeto é pioneiro e Lauro de Freitas se destaca nesta ação.


Os coletores são confeccionados em material reciclado, tubos de creme dental, para coletar outros produtos que também serão reciclados. “Neste momento estaremos promovendo o verdadeiro círculo virtuoso da reciclagem. É fantástico!”, afirma o diretor do Núcleo, Eugênio Badaró. Os coletores reciclados têm em sua composição 75% de plástico e 25% de alumínio. Utilizar estes coletores significa evitar um grande passivo ambiental que estes materiais infringiriam no Meio Ambiente. Eugênio explica que os recipientes não pegam fogo devido a ter alumínio em sua composição, o que permite uma vida útil muito maior.

Além da coleta seletiva integrada, o Núcleo de Educação Sanitária e Ambiental prepara a implantação do projeto de coleta e manufatura do lixo eletro-eletrônico. Serão reciclados produtos eletrônicos como peças de computadores e baterias de celulares. Os computadores montados com esse material serão doados a asilos, para promover a inclusão digital dos idosos.

A Smarh também vai intensificar o trabalho educativo em toda a rede municipal de ensino com a realização de palestras e exposições de oficinas de material reciclado. As oficinas serão direcionadas para jovens carentes. Serão capacitados no oficio de técnico de informática, em que aprenderão a consertar e reciclar computadores. A idéia é capacitá-los para o mercado de trabalho.

NOTÍCIAS NO E-MAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Mais lidas